domingo, 21 de fevereiro de 2016

Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca. (am 5,24)

        
 Estamos na Quaresma e é um tempo forte ao chamado a conversão a mudança de vida nos convidando a sermos melhores e buscar mais intensamente a intimidade com a Palavra de Deus.
          Dentro deste tempo a Igreja paralelamente nos convida a refletir a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 com o Tema: Casa comum, nossa responsabilidade.
E o Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.  Am 5,24
    As Igrejas que entregam o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) empreenderam juntas, mais uma vez, a CF Ecumênica.
O ecumenismo é uma manifestação de que a paz e a unidade na diversidade são possíveis porque o centro é a fé em Jesus Cristo. Esta é a quarta vez que o CONIC promove a campanha e as ações juntas. Trata-se de um apelo para a promoção do diálogo, da justiça, da paz e do cuidado com a criação. Também é uma comprovação de que igrejas irmãs podem repartir dons e recursos na sua missão, pois o ecumenismo é marcado pelo desafio de construir uma casa-comum, oikoumene, para todos os seres vivos.
As igrejas juntas manifestam uma atitude profética por estruturas que fragilizam a dignidade humana. A temática está em sintonia com a Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’, que tem chamado a atenção para o atual modelo de desenvolvimento que ameaça a vida e destrói a biodiversidade.

 Saneamento básico no Brasil
Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, controle de meios transmissores de doenças e drenagem de águas pluvias são necessários para que haja saúde e vida dignas para a população. A dupla combinação entre água e esgoto é uma condição para erradicar a pobreza e a fome, bem como reduzir a mortalidade infantil e dar sustentabilidade ambiental. Segundo a UNICEF e dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,4 bilhões de pessoas ficaram sem acesso ao saneamento de qualidade em 2015.

O Brasil ocupava, em 2011, a 112º posição mundial no que se refere ao item de saneamento básico. O índice de desenvolvimento do saneamento no Brasil foi inferior a algumas nações do Norte da África, do Oriente Médio e da América Latina. Mas a responsabilidade pela Casa Comum é de todos, ou seja, dos governantes e da população. Nesse sentindo, uma ação práticas das igrejas cristãs , segundo o objetivo da CF, é mobilizar a população dos municípios para reclamar planos de saneamento básico e exercer o controle social sobre sua execução. “Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas  e empenharmo-nos , á luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.

Texto de Adelaide Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário