quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O EXERCÍCIO DA FÉ

Nos tempos atuais , as doenças  hipocinéticas, causadas pela atividade funcional diminuída, estão presentes de maneira efetiva na sociedade embalada por uma onda de tecnologias e facilidades desenvolvidas com velocidade. Esta rapidez no desenvolvimento, quando não equilibrada adequadamente, pode causar prejuízos à saúde e a qualidade de vida do ser humano, uma vez que, quanto mais fácil e rápido os recursos chegam, menos movimento a pessoa faz. E, por isso, se torna menos capaz de fazer certas coisas.
 Desde o nascimento e em todos os ciclos da vida, o movimento se faz presente, e por meio dele, é possível chegar ao estado de saúde e dar qualidade ao envelhecimento. Neste mesmo aspecto, a espiritualidade pode contribuir consideravelmente com todo esse processo de bem- estar, pois ela é uma ferramenta essencial na construção do ser humano. É possível, então, unir estes dois pilares, a saúde e a espiritualidade, o movimento e a fé, com o objetivo de potencializar a vida e seus aprendizados, dando significados aos gestos, às escolhas,aos saberes e às crenças.
        É interessante pensar que, no processo de amadurecimento do ser humano, escolhas precisam ser feitas e atitudes devem ser tomadas , e é justamente neste elo, um corpo treinado-movimento- e uma mente disciplinada – espiritualidade – podem fazer toda a diferença  na jornada da vida e nos caminhos a serem percorridos. Com recursos adequados, os passos serão bem planejados e os objetivos serão alcançados com sucesso e, mesmo se houver dificuldade em algum ponto, estas serão superadas com tranquilidade em algum  ponto, estas serão superadas com tranquilidade e sabedoria.
        Por tanto, empecilhos sempre estarão presentes na jornada para o alcance do objetivo estabelecido. Embora muitos saibam disso, poucos se preparam para tal; poucos treinam o corpo e o conjunto de músculos, poucos preparam a mente e as redes de neurônios.
É interessante pensar também que, ao utilizar o movimento corporal  e a fé, abre-se um horizonte de aproximação do ser humano a Deus, pois, quando cuidado com a saúde manifesta-se por meio de uma espiritualidade bem vivida, as atitudes se tornam boas, belas e íntegras.

          Desta forma, ao aproximar o humano e o divino, o movimento e a espiritualidade, é cabível dizer que, na jornada da vida, o caminho se torna mais leve, a atitude mais íntegra, a expressão mais serena e o coração mais forte e tranquilo.


Texto de Adelaide Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário