domingo, 23 de março de 2014

Dá-me de beber!

Catequese Bíblico-Missionária

 Dá-me de beber!
A celebração litúrgica desta Quaresma é batismal. A estrutura dos textos acompanha as etapas da catequese batismal que é dada aos catecúmenos. É o momento de voltar às fontes batismais e renovar nosso compromisso cristão para que a Páscoa da Ressurreição se realize em nós.

Um Deus que tem sede
O Evangelho nos traz uma cena magnífica da missão de Jesus: o encontro de Jesus com a samaritana. Esta representa 0 povo de Deus que tem sede da verdade plena e Jesus, a fome da Água Viva, a Vida de Deus para todos. Ele vai clamar: "Quem tem sede venha a mim e beba! De seu seio brotarão rios de água viva" que é o Espírito Santo (Jo 7, 38). Jesus, pedindo água a uma samaritana, estrangeira e de vida atribulada, demonstra sua sede de levar a todos a água viva, como diz à mulher. Ele diz: "Se tu conhecesses do dom de Deus e quem te pede: 'Dá-me de beber', tu mesma lhe pediria e Ele te daria a água viva" (Jo 6,10). A missão de Jesus mata a fome, sacia a sede, cura os doentes, ressuscita os mortos e si mesmo o que propõe como caminho para todos. Naquele posso cavado por por Jacó foi saciado o Antigo Testamento. Agora é Jesus a nova fonte de água viva que sacia para vida eterna.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R

3º Domingo da Quaresma (Cor Roxa)
Cristo é a água para nossa sede mais profunda!
 Na Quaresma ficamos mais atentos a Deus, para quem nada impossível. Aprendemos sobre Jesus que sacia nossa sede de vida e de sentido. Assim aumentamos nossa esperança e não ficaremos murmurando o tempo todo. Então prestaremos a Deus um verdadeiro culto, principalmente na solidariedade com nossos irmãos que estão sendo explorados como mercadoria. Deus quer a mudança do coração.

Deus nos fala
Na vida, muitos só sabem reclamar em vez  de confiar em Deus. Assim acabam levando uma vida sem sentido, rezando de qualquer jeito enquanto não aceitarem que é Jesus quem sacia nossa sede, dá sentido e motivação para viver e alimenta nossa esperança. Só em Cristo, saciamos nossa sede de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário