quinta-feira, 26 de maio de 2016

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


           As leituras da festa da Trindade nos fazem experimentar um Deus amor , comunhão. Ele se revela criando o universo com sabedoria e amor, pondo em ação seu projeto de liberdade e vida plena para todas as pessoas. Com a encarnação de Jesus Cristo, Deus manifesta especialmente seu jeito de ser – terno compassivo , misericordioso, capaz  de ir ao encontro das pessoas, enfim, um Deus que ama e quer salvar. Esse
Resultado de imagem para santíssima trindadeDeus continua agindo através do “Espírito da Verdade “ , que guia os cristãos à verdade plena de Jesus , o Filho de Deus. Mediante a ação do
Espírito no ser humano, assegura-se a realização do projeto  do  amor de Deus, completando assim a obra do Pai e do Filho. Por meio de Cristo conhecemos o Pai .“ Quem me viu , viu o Pai ”.(Jo 14,9). Depois da morte e glorificação de Jesus, o “ Espírito da Verdade” recebe a missão de conduzir as pessoas à verdade plena.
           À medida que nos colocamos no caminho de Jesus pela ação do Espírito, encontramos a Deus , estamos em comunhão com Ele. Por isso reconhecemos que o Espírito Santo é Deus já que nos impele a encontrarmos o Pai, seguindo os passos de Jesus. O sentido da existência
de Jesus não se apaga com a sua morte, mas se prolonga na vida das comunidades cristãs em todas as circunstâncias, também nas horas mais
difíceis, como a perseguição. Aí se experimenta o Espírito e esta experiência é substancialmente igual à que os discípulos tiveram durante
a vida de Jesus Cristo. É a mesma realidade que se revela no tempo do
Espírito : o rosto do pai, revelação que foi e é confiada ao Filho.
Pelo Batismo vivemos uma relação filial com Deus manifestando a comunhão através do amor fraterno e solidário. Batizados em nome da
Trindade, assumimos o compromisso de anunciar a Boa-Nova da salvação a todos os povos . O Deus Trindade vem ao encontro das pessoas movido pela compaixão. Ele se doa sem medida e pede de nós uma verdadeira entrega , por amor.
           Celebrar um mistério tão grande e ao mesmo tempo tão próximo de nós nos impulsiona a tomar decisões, diante de um mundo tão com-
Turbado, no qual as relações humanas são frágeis e quebram-se facilmente. Muitas vezes, por causa da falta de capacidade de conviver, de amar, de se doar, de viver em comunhão perdemos o rumo , a direção
certa e colocamos projetos valiosos em risco. Sem essa dimensão maior
de amor podemos perder de vista o sentindo do ser cristãos de verdade ,
ou seja , seguidor ou seguidora  de Jesus Cristo. Que Jesus Cristo. Que o jeito misericordioso de amar das pessoas divinas nos ensine a formar famílias e comunidades fundamentadas no respeito e na compreensão
das diferenças ,na disposição de trabalhar em prol da fraternidade universal.

Texto de Adelaide Fernandes



quarta-feira, 18 de maio de 2016

Santo Ivo, advogado, juiz e sacerdote

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.
Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.
Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o ‘advogado dos pobres’. Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.
O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.
Santo Ivo, rogai por nós!

1º de maio dia dedicado aos operários aos trabalhadores e ao glorioso são José.


QUEM É SÃO JOSÉ?
Pela grande e importante missão que DEUS confiou a São José, podemos aferir sua extraordinária virtude e santidade.Conforme ensina São Tomás de Aquino, DEUS confere as graças e privilégios  á medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o indivíduo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de DEUS, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho?
O Evangelho o define em três palavras: ”José era justo.”
Ora , os santos doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição.
A igreja chama-o também de “Santíssimo”, qualificativo
Que não dá a nenhum outro Santo. Assim podemos deduzir que consumada perfeição ele atingiu!
        Oh! que santo maravilhoso é o preclaro São José, diz São Francisco de Sales.
Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possuiu as virtudes no mesmo grau excelso em que as possuía a Santíssima Virgem Maria
Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. A sua família família fora prometido o trono  com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorrer de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido.
Que honra e dignidade!
Nele s verificou-se o sonho de José do Egito. O sol da justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A igreja  lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o Céu e faz tremer o inferno. Honra-no os Anjos e cumprem suas ordens.
      Ao lado da devoção a JESUS e a Maria devemos ter a de São José, pois eles  estiveram  sempre juntos.
Esta é a devoção sólida, pois a Santa Igreja sempre a recomendou aos seus filhos; os Papas recomendam incansavelmente aos fiéis; os Santos Doutores da Igreja propagam  e aconselham a sua prática.
Os que tem a ventura de abraça-la, logo sentem seus maravilhosos efeitos. Caminham de virtude em virtude, de graça em graça, até tingir um elevado grau de perfeição.


Oh, glorioso São José rogai por nós!

Texto de: Adelaide Fernandes

Adoração da Família - É hoje!!!!


Adoração da Família
Local: Capela N. Srª de Nazaré
Data: 18/05 - Quarta-Feira
Início - 20h

Publicado: Beto Moraes
Responsável: ECC e Segue-me

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Solenidade de Pentecostes A força do Espírito Santo está em nós



Respondeu-lhe o anjo: ‘ O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra’(Lc 1,35)


      Maria fica inquieta, mas o anjo enviado explica que quando Deus nos chama para uma missão ele não nos abandona, envia sobre nós o Inspirador. Nunca podemos dizer que somos incapazes, pois o Senhor é capaz em nós.
      O Espírito Santo é promessa de Jesus a todos os seguidores: Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paraclíto, para que fique eternamente convosco.(Jo.14,15-16)
       A fecundação do divino em nosso ser se dá graças  ao Espírito do Senhor que em nós habita.
No momento do nosso batismo, nos tornamos templos onde a graça de Deus pode superabundar: o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós(1Coríntios 6,19)
       Jesus é fecundado no ventre de Maria; por obra do Espírito, ele, ao nos prometer o Paráclito, espera que a mesma obra realizada na vida de Maria seja também eficaz em nós. A fecundação do amor, da capacidade de amar, de ser doar é o grande fruto que o Espírito pode nos proporcionar.
       Se me amais... É o amor o que mais pode nos assemelhar a Maria, imitar a mãe de Deus, é aprender a amar , pois ela vive em essência aquilo que seu filho Jesus é por natureza:amor. E, quanto mais amamos, mais o Espírito nos torna capazes de nos doarmos. Ser imitadores de Maria, e por consequência semelhantes a Jesus, é um exercício constante.
       O presente, que é o Espírito, nos é dado por Jesus e nos acompanha até a eternidade– para que fique eternamente convosco.Este selo, esta marca ,imprime em nós um caráter  de santidade
que nem o inimigo dos inimigos pode apagar  de nossa alma.
       O doador dos dons nos ajuda a viver, imprimindo em nós os seus sete talentos, todos eficazes na trajetória da santidade  de Maria: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus. Com esta assistência temos a certeza de que Deus vai tecendo em nós o seu próprio ser.
       Quando o desânimo , a falta de sentido, o medo, a angústia vierem, vale nos lembrarmos de que fomos batizados com o fogo que tudo transforma; com água,fonte da vida nova; com o Espírito Santo de Deus , força para guerrear contra os inimigos da alma e do corpo.
        Sobre o Espírito, o próprio Jesus profetiza sobre as bênçãos que ele pode fazer em nós, basta ter fé, crer: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva(...) dizia isso, referindo-se ao Espírito(...) (Jo.7,37)
        Como se fará isso? , pergunta Maria, O Espírito descerá sobre ti, responde o anjo. Na dúvida, na incerteza, basta implorarmos que desça , que venha sobre nós o Santo Espírito: O
Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós
com gemidos inefáveis. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.
       O Paráclito na vida de Maria fez dela uma mulher de coragem extrema, nem a cruz de seu filho pôde detê-la. Maria suga do Espírito toda seiva que ele é capaz de nos dar. Imitar Maria é saber–se abrir ao Espírito para que ele nos faça criaturas novas. Maria estava armada: revesti-vos da armadura de Deus, para que ele possais resistir ás ciladas do demônio (Ef. 6-11)
        Mesmo depois de Cristo ter nascido, Maria, graças ao Espírito que nela habita, exala a presença divina, despertando em nós, cristãos, a mesma responsabilidade: Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem. (2Cor.2-15)



SALVE MARIA IMACULADA

Texto de: Adelaide Fernandes


Adoração da Família


quinta-feira, 12 de maio de 2016

Programação de Pentencostes


























Vigília de Pentecostes
Santuário da Misericórdia
14 e 15 de maio de 2016
 Tema: “Misericordiosos como o Pai no Espírito”
               
PROGRAMAÇÃO
17h00 – Concentração
18h00 – Hora Mariana
           - Apresentação dos Organismos, Pastorais, Movimentos e Serviços
           - Entrada do Espírito Santo e a Imagem de Nossa Senhora
19h00 – Palavra do Arcebispo Dom Antonio Muniz Fernandes, OCarm
19h20 – Lucenário – Entrada do Círio Pascal
19h30 – Celebração Eucarística com a Crisma – Celebrante Dom Antônio
22h30 – Intervalo
23h00 – Louvor – Ministério de Música
23h30 – Palestra – Padre Antônio Alves Vasconcelos Junior
00h30 – Louvor – Ministério de Música
01h30 – Adoração – Padre Antônio Marcos Tenório Cabral
03h00 – Louvor - Ministério de Música
03h30 – Terço da Misericórdia cantado – Padre Cícero Luiz Gomes Calado
04h00 – Apresentação com dramatização
05h00 – Celebração Eucarística - Celebrante Dom Antônio Muniz
06h00 – Envio

Animação da Festa: Padre Luiz Antônio Guimarães
Animação Musical - Ministério Alleluia, Ministério Tronos e Banda Adori.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

MAIO MÊS DAS MÃES E EM ESPECIAL MÊS DE MARIA, QUE É A MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE.

Nossas mães passam. Falecem. Maria, a mãe das nossas mães ,é  a grande mãe que nunca morre.Passaram-se mais de vinte séculos e Maria está mais viva hoje do que quando cantou o Magnificat e profetizou que todas as gerações a chamariam de bem-aventurada. Maria vive e permanece, porque Deus quer que todas as gerações a sintam como sua mãe. Maria é a grande mãe que brilha de glória e de amor no horizonte do cristianismo; é guia e conforto para cada um de nós é poderosa e misericordiosa mãe daqueles que a chamam. Nós chegamos a Jesus por meio de Maria. Os sábios vieram de longe para procurar o Messias e o adoraram nos braços de Maria. E nós, onde vamos encontrar de novo e sempre a Jesus? Vamos encontrá-lo e adorá-lo nos braços e no coração de Maria.
Como as estrelas brilham no céu, Maria brilha na igreja e em nossa vida. Ela é mãe que se compadece de seus filhos e filhas, e olha com ternura para os mais simples e oprimido da terra. Nela encontramos a esperança de olhar com mais firmeza nosso sim ao amor divino, e com mais ternura as pessoas que nos cercam. Ela nos convida a vencer a agressividade com o seu jeito meigo e sereno. Quem ama a Maria, ama o Cristo, pois ela nos conduz ao Redentor. Desprezar Maria é desprezar o próprio Cristo, pois Deus a escolheu, e não são nossos pensamentos que irão desfazer a vontade divina. Porque, então, desprezá-la, se ela nos deu o único bem Jesus?
Bendita seja Maria, Mãe de Cristo, da Igreja e de cada um de nós!

Texto de Adelaide Fernandes