quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Santo do dia - 27 de Agosto - Santa Mônica


Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 332. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer.


Tiveram dois filhos, Agostinho e Navígio, e uma filha, Perpétua, que se tornou religiosa. Porém Agostinho foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Certa vez, ela foi pedir os conselhos do bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".

Agostinho tornou-se um brilhante professor de retórica em Cartago. Mas, procurando fugir da vigilância da mãe aflita, às escondidas embarcou em um navio para Roma, e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor oficial de retórica.

Mônica, desejando a todo custo ver a recuperação do filho, viajou também para Milão, onde, aos poucos, terminou seu sofrimento. Isso porque Agostinho, no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual, tinha se tornado freqüentador dos envolventes sermões de santo Ambrósio. Foi assim que Agostinho se converteu e recebeu o batismo, junto com seu filho Adeodato. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas.

Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas, chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu. Era 27 de agosto de 387 e ela tinha cinqüenta e seis anos.

O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mônica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs. A sua festa deve ser celebrada no mesmo dia em que morreu. O seu corpo, venerado durante séculos na igreja de Santa Áurea, em Óstia, em 1430 foi trasladado para Roma e depositado na igreja de Santo Agostinho.
Uma de suas frases: "Nada está longe de Deus".



Fonte: Os santos e os beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente, Mario Sgarbossa, Paulinas.

VOCÊ SABIA???


POR QUE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES? 

O título vem da comemoração das sete maiores alegrias ou prazeres que a Santíssima Virgem teve aqui na Terra. 1º) quando soube, pela anunciação do anjo, que seria a Mãe do Messias Salvador; 2º) quando ouviu a saudação de Santa Isabel;
3º) quando contemplou seu Filhinho, Jesus, recém-nascido;
4º) quando os magos foram adorar o Menino;
5º) quando reencontrou Jesus no Templo de Jerusalém;
6º) quando Jesus lhe apareceu depois da Ressurreição;
7º) quando foi assunta e coroada Rainha do Céu.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Oração pela Paz

Oração pela Paz


Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!
Tentámos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas... Mas os nossos esforços foram em vão. Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: «nunca mais a guerra»; «com a guerra, tudo fica destruído»! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho. Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão. Mantende acesa em nós a chama da esperança para efectuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra! Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amém.

PAPA FRANCISCO
Fonte: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/prayers/documents/papa-francesco_preghiere_20140608_invocazione-pace.html


domingo, 24 de agosto de 2014

Mudança de horário do Grupo da Renovação Carismática de Nossa paróquia


O GRUPO JESUS VIVE E É O SENHOR - RCC agora funciona todas as QUINTAS-FEIRAS após a MISSA das 19h. 
Venha participar e Receber as graças do Espírito Santo.


Neste domingo 24 de agosto a PATORAL DA COMUNICAÇÃO DE NOSSA PARÓQUIA participou de formação com Wagner Oliveira componente da PASCOM ARQUIDIOCESANA

A comunicação é parte da cultura do Encontro. O Papa Francisco insiste neste tema e nos exorta a sermos comunicadores e nos fazermos semelhantes ao outro. 


Acolher também é comunicar.


A comunicação começa com uma boa avaliação.


"Não preciso especialização, mas cultivo interior de si mesmo para gerar a capacidade de sentir o outro".


Comunidade Nova Jericó celebra seus 10 anos, comemoremos com eles;


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3º Dia da Semana Nacional da Família

Com o tema: "Relação pais e filhos, desafios da família de hoje, ministrada pelo Casal Aliomar Lins e Eliane, tivemos o 3º dia da Semana Nacional da Família.











"O “Câncer” da Família é a ausência dos pais em casa." Aliomar Lins














quinta-feira, 7 de agosto de 2014

2º dia da Semana Nacional da Família

Neste 2º dia de ciclo de palestras para as famílias, o casal Lessa e Soraia, ministraram sobre um assunto bastante interessante, a comunicação entre o casal e os filhos. O auditório Diácono Nasson ficou lotado com a presença de casais e seus filhos. Amanhã, dando continuidade, teremos a Palestra "Relação Pais e Filhos, desafios das famílias de hoje", que será ministrada pelo casal Aliomar Lins e Eliane. Início às 20:00h. Venham participar e divulguem com os amigos e familiares.










quarta-feira, 6 de agosto de 2014

1º DIA DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Pastoral da Família da Paróquia Menino Jesus, inicia a Semana Nacional da Família com Palestra sobre o Sacramento do Matrimônio e a importância da Espiritualidade da Família. O Casal Palestrante, Ezequiel e Judite ministraram a palestra dando ênfase ao respeito que o casal tem que ter com o Sacramento, um com o outro e também como introduzir na família a importância da espiritualidade. A animação ficou por conta do Terço dos Homens e estiveram presente pessoas da comunidade e representantes de várias pastorais de nossa paróquia. Amanhã, 2º dia, às 20:00h, terá a Palestra "Planejamento Familiar, Aborto e Sexualidade", ministrada pela Drª Soraia. Convidamos a todos da comunidade, famílias, jovens do Segue-me e todos os amigos do Face. VENHAM PARTICIPAR CONOSCO E PARA NOS AJUDAR, DIVULGUEM, COMPARTILHEM E CONVIDEM SEUS AMIGOS E FAMILIARES.






terça-feira, 5 de agosto de 2014

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

A PASTORAL FAMILIAR DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA CONVIDA A TODA COMUNIDADE PARA PARTICIPAR DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA. VENHA E TRAGA TODA A SUA FAMÍLIA (PAI, MÃE, FILHOS...). NÃO PERCAM!