sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A visita da padroeira do Brasil

A visita da imagem jubilar de Nossa Senhora Conceição Aparecida , em preparação para o jubileu dos 300 anos de sua aparição, vai chegando ao fim na Arquidiocese de Maceió e deixará, um legado de fé, devoção e amor para com aquela que é Rainha e Padroeira do Brasil.
Há quase um ano de sua chegada solene na Arquidiocese, numa tarde de domingo, 09 de Agosto de 2015, os olhares fiéis da Igreja Particular de Maceió se voltavam os olhares para a réplica da imagem original da Padroeira  que começara a peregrinar neste solo arquidiocesano. Desde esse momento, a pequenina imagem já despertava a curiosidade do povo e fazia renascer a fé em Deus, dado que a virgem Maria aponta sempre para Aquele que nela fez maravilhas.
    Em agosto passad , a Arquidiocese de Maceió, com esta visita, adentrava num momento forte de evangelização. Num primeiro instante, a imagem ficou na Catedral e era conduzidaaté aos órgãos públicos e privados que desejaram  entrar na escala da visita. Chegou a festa da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora dos Prazerese no dia 27 de Agosto do ano passado , a TV Aparecida  veio até  Maceió para a transmissão  da Missa Jubilar  rumo aos 300 Anos de Bênçãos, ocasião em que foi enviada uma porção de terra  do solo alagoano, leia-se da Catedral Metropolitana , que vai se unir a terras de outras capitais do Brasil  para a confecção de uma coroa que será posta na imagem original em celebração a este jubileu.
Terminada a festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi enviada às áreas e Setores da Arquidiocese, começando pela Área Norte, a mais extensa. Cada paróquia, com o seu modo próprio, preparava, brilhantemente, a visita da imagem jubilar de modo que os habitantes da cidade ou bairro onde a paróquia  ou área pastoral  está situada , sabiam da chegada de tão ilustre visitante.
Inúmeros são os testemunhos das pessoas que já contemplaram esta visita. Alguns partilhampessoalmente, outros pelas Redes Sociais , e assim Nossa Senhora Aparecida vai proporcionando uma grande catequese nesta sua visita a Arquidiocese de Maceió.
    Neste mês, ela começou a peregrinar nas paróquias do Setor Centro, em Maceió,
e sua visita será concluída em agosto próximo, de qual modo como chegou , na festa de Nossa Senhora dos Prazeres, quando por fim, esta imagem réplica , ficará na Arquidiocese e seu manto , que traz a bandeira de Alagoas , será levado de volta a Aparecida do Norte , pelo bispo, sacerdotes e diáconos que participarão do retiro do clero em Aparecida.
    Assim, como esta visita jubilar, a Arquidiocese de Maceió, unida ao Santuário de Aparecida, se prepara para a feliz e expectante celebração do jubileu dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora da ConceiçãoAparecida
E nesta semana temos a oportunidade de desfrutar destes momentos inesquecíveise abençoados com a presença da Mãe Aparecida em nosso meio na Paróquia Menino Jesus de Praga.


VIVA MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE APARECIDA!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Papa envia mensagem à Polônia: ”JMJ no signo da Misericórdia “ ANO JUBILAR

Hoje inicia a JMJ de 2016 na Cracóvia de 26 á 31 de Julho, e o Papa Francisco fala para os jovens esta Jornadame chama a encontrar  os jovens de todo o mundo , reunidos em Cracóvia , proporcionando-me também feliz ocasião de encontrar a amada nação polonesa .
Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar , e com grata e devota memória  de São João Paulo II, que foi artífice das Jornadas Mundiais  da Juventude e guia do povo polônes no seu caminho histórico recente rumo á liberdade”, disse o pontífice.
   O Papa agradeceu aos jovens poloneses que a muito tempo estão se preparando , sobretudo com a oração, para ogrande  evento de Cracóvia. “Agradeço-lhes de coração por tudo aquilo  que estão fazendo  e pelo amor com o qual o fazem . Desde já os abraço e  abençoo”, frisou ainda Francisco.

Rosto da Misericórdia

Queridos jovens de várias partes da Europa, África , América, Ásia e Oceania! Abençoo também seus países , seus anseios e seus passos rumo a Cracóvia , para que seja uma peregrinação de fé e fraternidade. Que o Senhor Jesus lhes dê a graça de experimentar  em si mesmos esta sua palavra : felizes os misericordiosos , porque alcançarão misericórdia”.
“Sinto um grande desejo de os encontrar para oferecer o mundo um novo sinal  de harmonia,  um mosaico de rostos diferentes , de tantas raças, línguas, povos e culturas , mas todos unidos no nome de Jesus, que é o rosto da Misericórdia”.

AMORIS LAETITIA

E agora uma palavra  a vocês queridos filhos  e filhas da nação polonesa! Sinto que é um grande dom do Senhor  ir até vocês, porque são um povo que na sua história  passou por muitas provações, algumas muito duras, mas avançou com a força da fé, sustentados pela mão materna da Virgem Maria. Estou certo  de que a peregrinação ao Santuário de Czestochowa será para mim uma imersão  nesta fé provada , que me fará muito bem . Agradeço-lhes as orações  com as quais estão  preparando  a minha visita . Agradeço aos Bispos e sacerdotes, aos religiosos e religiosas , aos fiéis leigos , especialmente ás famílias, a quem idealmente entrego a Exortação Apostólica pós-sinodal Amorislaetitia. A saúde moral  e espiritual  duma nação  vê-se pelas suas famílias: por isso, São João Paulo II tinha tanto no coração  os noivos , os casais jovens e as famílias. Continuem por esta estrada!.

“Queridos irmãos e irmãs, envio-lhes esta mensagem como penhordo meu afeto . Permaneçamos  unidos na oração. Amém.

Texto de Adelaide Fernandes