Homilia de 30 de janeiro- Festa do Menino Jesus de Praga
Relembremos o Evangelho do domingo passado, aonde Jesus ia à sinagoga para rezar. Jesus lê o texto que diz: O Espírito de Deus está sobre mim... e, após, diz que naquele momento se cumpria a escritura. O texto de hoje remete a este lido anteriormente, pois devemos dar testemunho de que Jesus é o Messias, o Ungido de Deus.
Ora, a fama de Jesus crescia porque ele pregava o evangelho de Deus, ele curava e fazia voltar à vida, dava dignidade a quem não tinha, como, por exemplo, Zaqueu. Todos esses atos de Cristo testemunham quem Ele era – o Filho de Deus. Mas era e é muito difícil o povo acreditar nisso. Logo nos esquecemos dos ensinamentos de Jesus porque Jesus incomodava ao falar das coisas do alto com seriedade. E seguir a escritura não é fácil aos nossos olhos.
A dureza dos nossos corações nos torna duros, hostis à palavra de Deus. Não adianta escutar a palavra de Deus se seu coração está longe d’Ele. Mais que palavras devemos ter atitudes de fé e de vida em Cristo. Não devemos esquecer que Deus está conosco. Ele jamais se afasta nós! Ele nos dá a missão e nos capacita e ajuda a realizá-la. Pois esteve conosco e nos conhecia antes mesmo de termos nascido.
Deus nos dá sinais quando estamos desviando de seu caminho, reconhece sempre quando queremos nos afastar e nos alerta, porém nem sempre estamos de coração aberto para escutá-lo e nos fortalecer na fé. Não percamos de vista que DEUS ESTÁ CONOSCO, mesmo quando nos afastamos ELE ESTÁ CONOSCO, NÃO NOS ABANDONA.
A vontade de Deus é que façamos a Sua vontade, que nossa vida seja uma resposta de amor à Sua vontade! Queiramos assim meus irmãos dar essa resposta a Deus. Aspiremos aos dons mais elevados. Façamos tudo marcado pelo amor, caridade, no sentido bíblico.
Jesus é para nós a misericórdia do Pai porque revelou para nós o seu amor, porque não nos condena. Ele é a salvação, nos mostra o caminho e nos ensina como devemos chegar ao Pai. Sejamos também sinais da misericórdia do Pai principalmente com aqueles que são mais difíceis. Pois a quem muito foi dado muito será cobrado.
Fotos de Egberto Moraes - agente PASCOM
Texto de Cícera Gomes- agente PASCOM
Correção textual de Lindalva Theotonio - agente PASCOM.