domingo, 23 de fevereiro de 2014

“Sedes perfeitos como vosso pai celeste e perfeito.”

“Sedes perfeitos como vosso pai celeste e perfeito.”

Os textos da missa de hoje nos convida a santidade. E a santidade não e um esforço nosso, um esforço humano, não! É até uma heresia falar-se desta forma. Na verdade a santidade é um mérito de Deus.
         Santo Agostinho foi quem retificou isso dizendo que “Deus nos da as asas e a graça de nos tornarmos santos. Essa santidade não e um direito adquirido, ele e gratuito dado por Deus. Posso me aperfeiçoar a cada dia através da mortificação das penitencias sinceras.
 Na contemporaneidade somos chamados a ser santos nas relacões entre pais e filhos, nas relações profissionais, sendo honestos, etc. Ser santo nos dias de hoje e fazer o bem as pessoas. A santidade não é o extraordinário, é ser santo na rua. Por exemplo, neste período de carnaval podemos nos divertir, porém com prudência, como cristãos.  Devemos lembrar que somos templo de Deus.

Texto retirado da Homilia do Padre José Aloísio do dia 23/02/14 Evangelho de São Mateus.

Por Cicera Gomes – Agente Pascom.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Como o Cristão Católico deve viver o carnaval?

Como o Cristão Católico deve viver o carnaval?

         Nos próximos dias 19, 20 e 21 comemora-se uma festa muito popular e esperada por muita gente, o carnaval. Muitos não sabem, mas o carnaval tem uma origem religiosa. Esta festa era um culto dos gregos aos deuses em agradecimento pela fertilidade do solo e pela produção, isso por volta de 600 a 520 a.C.. O nome Carnaval significa "adeus à carne" ou do latim "carne vale", ou “carne levare” significando abstenção da carne, segundo os romanos do Séc. II. É considerado um evento pagão, e pela forte ligação que o povo tinha com a festa a Igreja Católica em 590 d.C. tentou cristianizar este evento, mas nunca foi a favor dele, para nós não tem significado religioso. Os pagãos querem dizer que este termo designa a véspera da quarta-feira de cinzas, dia em que se inicia um período muito importante para os católicos, período quaresmal, onde buscamos viver a penitência, a caridade e o jejum. Mas o carnaval não tem ligação nenhuma com a quaresma, simplesmente a igreja colocou o tempo de quaresma imediatamente após esse tempo, procurando a preparação das pessoas para viver a Páscoa. Nós cristãos não somos proibido de comemorá-la, mas devemos ter uma postura diferenciada, observando o que o apostolo Paulo nos diz em suas cartas que “tudo nos é permitido, mas nem todo nos convém”. A igreja católica hoje tem algumas opções para comemorarmos o carnaval, com muita paz, alegria e oração através de retiros. Seja em retiro ou em família busque passar esse carnaval dando exemplo de vida em Cristo e tenha um feliz carnaval.


Cícera Gomes - Agente Pascom.

Curiosidades de nossa Fé.

     Ao se entrar em uma igreja, deve-se procurar a luz indicativa do sacrário, ajoelhar-se em devoção, adoração e respeito. Caso não existam hóstias ou partículas consagradas, a igreja é apenas um templo, para orações e meditações, mas nunca para adoração.

                                                              Por Patricia Tenório - (Diário Bíblico, 2014; Ave-Maria)

domingo, 9 de fevereiro de 2014

FIÉIS TESTEMUNHAM O AMOR DE DEUS DURANTE A PROCISSÃO DO MENINO JESUS.

FIÉIS  TESTEMUNHAM   O  AMOR  DE  DEUS  DURANTE A  PROCISSÃO DO  NOSSO  QUERIDO  MENINO  JESUS.

..." Deus onipotente, feito pequenino,
 Vinde em nosso auxílio, salvai-nos, oh Senhor!
Sois o Deus eterno que entrou no tempo,
Sois o Deus menino que tanto nos amou,
Sois o Deus menino que tanto nos amou " ♪   
 - Viva, viva o Menino Jesus!

Meus irmãos em Cristo:  ” Quem como Deus? ”

 Divulguemos as maravilhas do Senhor na vida do Seu povo e digamos com toda força e fé que Ele é o mesmo Deus que no passado sempre esteve preocupado a cada dia conosco e que vem em socorro do Seu povo assim como veio ontem, vem hoje e no amanhã sempre virá, pois Ele continua e continuará  nos surpreendendo sempre com Seu amor Infinito porque só Ele é fiel!
                                                                
         Essa aqui ao lado é a Dna. Maria Petrúcia  que mora na Comunidade do Jardim Alagoas. Ela faz está muito feliz acompanhando a procissão com seu netinho. O ano passado pediu ao Menino Jesus a graça de ser curada da artrose que sofria. Jesus ouviu sua oração e hoje,  graças a Deus ela está curada   e esse ano veio agradecer a Jesus participando da procissão.





  Dna. Cleide do Carmo dos Santos (a esquerda). Ela é cabelereira e na sua oração, pediu muito ao Menino Jesus que a procissão passasse pela  rua aonde ela possui um salão de beleza para que Jesus abençoasse seu estabelecimento, os moradores e todas as residências devido está havendo muita tribulação naquela região. Agradecendo a Jesus e testemunhando apresenta em suas mãos as imagens de Nsa. Sra. da Divina Revelação e de Fátima. - Estou muito feliz e agradecida a Jesus por Ele ter passado por essa rua e pela  minha  porta!



 A Dna. Mônica Pontes  (abaixo) mora próximo a nossa paróquia e faz parte da Pastoral da criança há 9 anos e diz que participou assiduamente da novena e está ali para agradecer a Deus por toda benção recebida na sua vida e na vida da sua família e que as pessoas deveriam ter mais amor pelo próximo.


Aqui está a Carla Andréia Rocha, agradecendo ao Menino Jesus a grande graça de seu pai  ter conseguido comprar a casa própria para a sua irmã e família.  Está pagando sua promessa acompanhando a procissão rezando o terço e com os pés descalços.
Uma observação:   
Um fato muito interessante é que a Carlinha  é da paróquia  Nsa. Sra. das Dores no Jacintinho. Ela não pode participar da novena em nossa paróquia, porém viu a imagem do Menino Jesus que eu partilhei  para o facebook  dela  através do face da nossa paróquia e, humildemente, na sua oração ela fêz o pedido a Jesus.
Resultado:  Não demorou muito e seu pedido foi logo atendido!
- Louvado seja  Deus, também, pelo trabalho da Pastoral da Comunicação! (PASCOM)
Vejam  o vídeo da Carla emocionada  testemunhando e agradecendo a sua graça ao Menino Jesus.   ´


Olhem só a felicidade da nossa amiga Luziângela Pessoa ao dar o seu testemunho!
“ – Geeeeente... nem acredito!!!
- Só Deus sabe como eu gostaria de dar esse testemunho e estava até comentando isso com uma amiga minha, até que Deus me manda você nessa procissão, nessa oportunidade!  - Glória a Deus por isso!
 - Bem... O que eu posso dizer nesse momento pra Jesus?
- Obrigada meu Jesus, eu estou muito feliz!
- ...Sabe por que? Deus me mostrou a Sua Face e me resgatou!
- Ele me fez renascer!
- Eu me encontrei e encontrei a verdadeira paz!
- Antes eu buscava outras religiões e hoje eu não necessito mais disso. Eu amo ser católica!
- Hoje eu sou muito feliz! Estou aqui testemunhando isso... Ohhh...
- Muito obrigada meu Jesus! “  
                                     


                                                               Por:  Vânia Oliveira –  Agente PASCOM.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CINE CRISTO 12 de fevereiro às 19:30

NÃO PERCAM!!!! CINE CRISTO

DIA 12 de fevereiro às 19:30 no auditório Diácono Nasson 

no 1º andar de nossa Paróquia Menino Jesus de Praga: 

Sessão de cinema com o filme Os segredos de Fátima por Lucia. 

TRAGA TODA FAMÍLIA.

O QUE É UMA PARÓQUIA BOA?”

“O QUE É UMA PARÓQUIA BOA?”
(Uma reflexão das palavras do nosso pastor  Pe.  José Aloísio)
“Devemos nos consumir como uma vela para iluminar o mundo todo para que Cristo apareça!  - O que é uma paróquia boa?   - Uma paróquia boa é quando se tem muito o que fazer uns pelos outros em nome de Deus!”    (Pe. José Aluísio)
 
Meus irmãos em Cristo: Deus sempre nos surpreende!
Eu precisava escrever essa matéria, pois durante a procissão do nosso querido padroeiro, no último dia 26 de janeiro, enquanto acolhia alguns testemunhos dos fiéis, observando e refletindo em cada palavra que algumas pessoas me confiavam para registrar no blog, louvei e glorifiquei a Jesus pela nossa comunidade paroquial. A beleza de ver, hoje, quanta gente engajada nos mais diversos movimentos da nossa paróquia dedicando-se e trabalhando para Deus. Quantos dons maravilhosos o Senhor tem suscitado em nossa comunidade! Quanta gente bonita veio testemunhar as graças recebidas das mãos do Menino Jesus e inclusive, algumas pela primeira vez e até pessoas de outras paróquias também vieram agradecer as bênçãos! Louvado seja Deus por isso!
Não obstante, a igreja viva vem reverenciar, hoje, a exortação de Paulo quando escreve a sua Primeira Epístola aos Corintos 1,1-7:
(...) “Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra, em todo conhecimento, à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. Assim não tende falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.” (Corintos1,4-7)
Durante a homilia da santa missa de encerramento da festa, o nosso querido pastor Pe. Aloísio, nos admoesta com sábias palavras inspiradas pelo Espírito, exatamente nesses termos:   “Devemos nos consumir como uma vela para iluminar o mundo todo para que Cristo apareça!  - O que é uma paróquia boa?   - Uma paróquia boa é quando se tem muito o que fazer uns pelos outros em nome de Deus!”   
Aquelas palavras soaram fortes em meus ouvidos e por um momento me fez refletir profundamente sobre o dom de ser igreja que a cada dia nos enriquece e nos revela, na essência de sua totalidade, o poder da chama do Espírito Santo sobre todos nós fazendo de cada membro da comunidade ativa vela acesa para iluminar a escuridão do mundo. Essa é a nossa função. Assim sendo, de tal forma que sejamos essa “paróquia boa” tal qual o nosso pastor nos evidencia e o próprio Cristo espera que sejamos. Na minha pequenez, pouco a pouco, entendia que Jesus me mostrava que ali eram apenas os primeiros passos.
  Para que a luz do Cristo apareça nesse mar de escuridão que é o mundo em que vivemos, Deus nos cumula dos benefícios espirituais que assim como gotas de chuva, não caem na terra à toa. Para tanto, devemos está sempre atentos e nos refugiar, constantemente, debaixo das asas do próprio Cristo nos protegendo e nos abastecendo de Sua luz gloriosa, pois vivendo na harmonia, preservaremos a verdadeira unidade cristã.
Para que isso aconteça, urgentemente, devemos está abertos a acolher aos que voltam e buscar as ferramentas de outros dons espirituais e nos conscientizarmos que todos eles são extremamente necessários numa comunidade, uma vez que um é complemento do outro, pois há muito o que fazer.
Portanto, que ninguém se iluda regozijando-se com um trabalho meramente humano, pois é bom lembrar que no corpo só há limites, porém pela bondade infinita do Senhor o Seu Espírito vem em socorro à nossa fragilidade humana e nos fortalece nos inspirando, enquanto comunidade, a viver às novas atitudes uns para com os outros.
Dessa maneira, é bom lembrar que em Corinto, o Senhor derramou em abundancia os dons espirituais, justamente porque aquela comunidade tinha muitos problemas a serem resolvidos e havia muita necessidade de que todos fossem evangelizados. Assim de fato, estamos, hoje, testemunhando a graça do Espírito de Deus que derrama Seus dons em abundancia sobre a nossa comunidade paroquial a exemplo de todos os movimentos e como não poderia faltar, Deus nos suscita um pastor vigoroso que com seu carisma removedor de dons, a exemplo de São Paulo, nos revigora na fé conduzindo a nossa comunidade paroquial com maestria numa alegria imensa e vitalidade inconfundível.
  Como antes, o Senhor pouco a pouco vem nos mostrando que há muito a fazer e principalmente quando acatarmos, de maneira efetiva o dom de ser igreja nos tornaremos, verdadeiramente, uma paróquia solidária e estaremos respondendo à grande expectativa da  fé carismática que sustenta todos os demais dons.
À vista disso, só nos resta, arregaçarmos as mangas e irmãos à luta colocando-nos à disposição uns dos outros. Mãos à obra povo de Deus! Há muito o que se fazer! 
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!


                                                                          Vânia Oliveira – Agente da Pascom.


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Curiosidade

Curiosidade:



Durante a missa, ao fazermos genuflexão, dobrando o joelho até tocar o chão, não é necessário fazer o sinal da cruz, somente inclinar a cabeça.


(Diário Bíblico, 2014; Ave-Maria)






Pesquisa de Patricia Tenório - Agente Pascom (Comunidade de Santo Amaro).

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

São Brás

Ontem foi dia de São Brás! 

Reflexão: 
A vida e os feitos de São Brás atingem aquele ápice de alguns poucos, que atraem a profunda fé e a admiração popular. Ele é venerado no Oriente e Ocidente com a mesma intensidade ao logo de séculos, e até hoje, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho engasga ou apresenta problemas de garganta. 

Conheça sua história: http://goo.gl/RhszOS



Oração: 

Senhor, pelos méritos de São Brás, peço-Vos por minha 

saúde e, especialmente, que me liberteis dos males da 

garganta. Rogo-Vos, também, por minha vida espiritual.

Liberta-me da preguiça na oração, pois é a única maneira de

manter-me sempre unido a Deus. São Brás, rogai por nós. 

Amém.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Graça alcançada durante a novena do Menino Jesus de Praga

Aqui está a nossa querida amiga Carla Andréia Rocha, agradecendo ao Menino Jesus a grande graça de seu pai  ter conseguido comprar a casa própria para a sua irmã e família.  Está pagando sua promessa acompanhando a procissão rezando o terço e com os pés descalços.
Uma observação:   
Um fato muito interessante é que a Carlinha  é da paróquia  Nsa. Sra. das Dores no Jacintinho. Ela não pode participar da novena em nossa paróquia, porém viu a imagem do Menino Jesus compartilhada no facebook  da nossa paróquia e, humildemente, na sua oração ela fêz o pedido a Jesus.
Resultado:  Não demorou muito e seu pedido foi logo atendido!
- Louvado seja  Deus, também, pelo trabalho da Pastoral da Comunicação! (PASCOM)

Vejam  o vídeo da Carla emocionada  testemunhando e agradecendo a sua graça ao Menino Jesus.   ´

domingo, 2 de fevereiro de 2014

APRESENTAÇÃO DO SENHOR JESUS

APRESENTAÇÃO DO SENHOR JESUS

         Eis o Mistério que nos é revelado 40 dias após o nascimento de Jesus – em sua apresentação no templo onde Maria e José levam o Menino e o apresenta: a presença de Deus em nossas vidas. Em Malaquias 3, 1 é posto: “Eis que vem o Salvador”. E assim relembramos a apresentação de Deus para estar junto a nós, mas também para ser como nós, habitando num corpo de carne e sangue, vivenciando o nosso dia-a-dia, vivendo conosco as tentações e mostrando que é possível vencer o pecado. Nesta humanidade nos convida a retornar a graça que foi perdida a tempos – por meio de Adão e Eva. Esta graça é perene, presente e restauradora. Nos dando força na caminhada, pois Ele mesmo está no meio de nós para aliviar nosso fardo. Este mistério é o presente mais valioso que o ouro e a prata, é a presença e a amizade de Deus.
         Maria nos apresenta Jesus e se apresenta de forma humilde compreendendo a graça e o mistério de Deus. Ela sempre está a nos apresentar Jesus e através de seu Sim (faça-se) temos um exemplo de amor e simplicidade para sermos filhos, amigos e servos. “A minha caminhada nesse mundo não é no vazio e na escuridão, mas sim na luz e na graça de Jesus Cristo”.

Texto de Cicera Gomes – Agente Pascom, com base na homilia do Padre Michael dos Santos.