quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MARIA, MÃE: de Jesus e da Igreja


MARIA, MÃE: de Jesus e da Igreja


            “Ave cheia de graça, o Senhor é contigo”... “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhes porás o nome de Jesus...” Assim, a simples Maria de Nazaré foi convocada para o papel mais sublime que já pode existir – ser a Mãe de Jesus. Deus a escolheu muito antes de ela ter nascido e a preparou para esta missão, conservando-a sem pecado. Ela ao dar seu sim a Deus, assumiu seu lugar no plano da salvação do mundo gerando, cuidando, educando, ensinando, se alegrando e chorando por seu Filho amado. Maria sabia que a responsabilidade que assumia era grande, pois se ser mãe requer dedicação e sabedoria, ser a Mãe de Jesus exigia muito mais dela. Mas a jovem de Nazaré não hesitou, foi guerreira no silêncio e na oração, guardava tudo no coração, e assim superou com bravura a dor que transpassou sua alma de mãe e mulher, pois confiou até o fim em Deus. Como reconhecimento de seu amor Jesus a elege Rainha e Mãe de todos nós, e com seu gesto na cruz pede-nos que a acolhamos: “Mulher, eis ai o teu filho”...”Eis ai tua mãe”. E desta hora em diante o discípulo a levou para casa. Que possamos acolher a Mãe de Deus como nossa mãe intercessora e nos colocar em seus braços como uma criança que necessita do aconchego materno. Nossa Senhora Mãe da Igreja, rogai por nós!

Texto de Cícera Gomes - Agente Pascom

Oração de São Bento


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Testemunhos de fé marcam procissão do Menino Jesus pelas ruas do Pinheiro em 26 de janeiro

Testemunhos de fé marcam procissão do Menino Jesus pelas ruas do Pinheiro

Muitos católicos da Paróquia Menino Jesus de Praga participaram da procissão em homenagem ao Menino Jesus, realizada no último domingo (26) com trajeto pelas ruas do bairro do Pinheiro, encerrando o novenário em comemoração ao padroeiro.
Um “mar de gente” se formou ao longo do percurso para agradecer uma graça alcançada ou pedir por algo, que só Deus é capaz de conceder. Testemunhos de fé se misturaram à multidão. Gente que veio de outras paróquias para agradecer benção alcançada através da interseção do Menino Jesus, como a que foi alcançada pela Carla Coelho, através da internet.
“Quando vi a imagem no facebook, logo fiz um pedido ao Menino Jesus e este foi atendido em menos de três dias”, declarou Carla em meio ao choro que insistia em “inundar” seu rosto. A mais nova devota do Deus Menino pediu que sua irmã pudesse fechar negócio para adquirir a casa própria. “Hoje estou aqui para agradecer ao Menino Jesus e para pedir pela saúde de meu pai”, disse Carla, que veio da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Jacintinho. Ela acompanhou a procissão de pés descalços.
Andor
Não faltaram braços para segurar o andor do Menino Jesus, que foi “escoltado” pelas imagens de Nossa Senhora de Nazaré e de Santo Amaro, sustentadas por devotos que tiveram que empregar força braçal. Entre os que seguravam, estava Maria Quitéria Cândido, que há mais de 20 anos segue todas as procissões que tem oportunidade, como forma de agradecer a uma cura tida como impossível pelos médicos. “Tive uma doença grave que acometeu o meu sangue e naquele momento fiz uma promessa à Deus pedindo saúde e eu alcancei”, descreveu Quitéria, que assumiu o compromisso em estar nas profissões até sua morte, sempre de pés descalços.
Trajeto
Seguindo pelas ruas do Pinheiro e acompanhados por músicos da paróquia e da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar, os fiéis católicos entoaram músicas em louvor a Deus e a Virgem Maria. Um coro uníssono, junto aos bombeiros, formou-se para cantar as músicas Noites Traiçoeiras e Força e Vitória, canções que defendem a fé como força para vencer os obstáculos encontrados na vida.
Após a procissão, Pe. José Aloisio celebrou a Santa Missa ressaltando a importância da união dos paroquianos. “Devemos nos consumir como uma vela para iluminar o mundo todo para que Cristo apareça”, disse o padre ao referenciar que uma paróquia boa é quando se tem muito o que fazer uns pelos outros em nome de Deus.



 
Texto: Micheliny Tenório - Agente Pascom
Fotos:  Eduardo Martins -  Agente Pascom

sábado, 25 de janeiro de 2014

PROGRAMAÇÃO DE HOJE 25/01 - Sábado A PARÓQUIA COMO ROMARIA PARA UMA CONVERSÃO ECLESIAL

PROGRAMAÇÃO DE HOJE 25/01:

16:00 - Missa Das Crianças com o Coral Evangelho em Movimento
Ás 19:30 Santa Missa com Tema: A PARÓQUIA COMO ROMARIA PARA UMA CONVERSÃO ECLESIAL

Celebrante: Padre André Paiva 
Coral: Segue-me
Lideranças: ECC, Segue-me e Dínamis.
Festa externa: Profetas da Alegria da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Gruta

VENHA LOUVAR CONOSCO!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Missa exalta a verdadeira alegria do Evangelho



Missa exalta a verdadeira alegria do Evangelho
O bom filho à casa retorna. Pe. Marcio Fabiane, que conviveu por 12 anos com os paroquianos da Igreja Menino Jesus de Praga, celebrou a penúltima missa do novenário em homenagem ao Padroeiro. Animados pelo Grupo de Louvor Cristo Ressurgiu, os fiéis também comemoraram o dia de São Francisco de Sales, patrono dos escritores e jornalistas.
A Pascom juntamente com Acólitos e Pastoral da Gestante lideraram a missa que teve como tema a verdadeira alegria do Evangelho, defendida pelo celebrante como o ato de “cuidar das coisas de Deus, fazendo a vontade do Pai”.
O padre declarou que a festa do Padroeiro é a oportunidade de celebrar a fé com a grande família (a igreja) e de renovar a paz, pois conforme o celebrante “todo mundo vive na paz, mesmo na diferença”, explicando que a ressureição de Cristo simboliza a reconciliação entre as pessoas.
Foi nesse espirito de alegria, que a Pascom se fez presente em vários momentos da missa: na projeção (como já é de costume) e com integrantes na Liturgia e dentre os Acólitos. Depois, a festa continuou na parte externa com a Banda Ciclone do Forró, que fez todo mundo arrastar o pé, inclusive Dona Teresinha, mais conhecida como “Deboche”.


Texto: Micheliny Tenório - Agente Pascom.

Celebrantes lembram a presença da Eucaristia na Igreja Católica




Celebrantes lembram a presença da Eucaristia na Igreja Católica
Nas duas últimas noites, quarta-feira (22) e quinta-feira (23), durante a novena da Festa do Padroeiro Menino Jesus de Praga, o padre Roberto Junior, da Diocese de Garanhuns, celebrante na quarta-feira, e o cônego João Neto, da Paróquia de Santa Catarina Labouré, celebrante nessa quinta-feira, falaram sobre a presença da Eucaristia na Igreja Católica.
O cônego declarou que “entre as igrejas de denominação cristã, a católica é a única que tem a Eucaristia”, palavras que haviam sido proferidas pelo padre pernambucano um dia antes.
Em sua homília, o padre carismático Roberto Junior trouxe à reflexão o comportamento que devemos ter diante dos chamados de Deus, lembrando o compromisso que todos devem assumir ao receber o chamado. “Precisamos mostrar ao mundo a alegria de servirmos a Deus, pois somos um povo sacerdotal com identidade própria”.
A missa contou com a alegria do Coral do Terço dos Homens, que uniu os paroquianos em um grande coral a louvar o Menino Jesus.
Na quinta-feira o Cônego João Neto definiu que a Paróquia é a “dimensão de fé de que Cristo não nos desampara”. O Coral Focolares apresentou cantos que revelam a sintonia dos cristãos com Deus. Bem humorado, o cônego encerrou sua pregação dizendo que “uma igreja que tem o próprio Cristo como padroeiro não é uma paróquia fraca”. Assim, nós da Paróquia Menino Jesus, assumamos esta postura de Paróquia Forte, para cumprir nossa missão de evangelizadores.
Em seguida, a animação na parte externa ficou por conta da Comunidade Doce Mãe de Deus.

Texto de Micheliny Tenório – Agente Pascom.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Homilia do 5º dia de Festa do Padroeiro menino Jesus de Praga por Pe. Givaldo Rocha


Pe. Givaldo Rocha foi o celebrante do 5º dia da festa de nosso padroeiro, que teve como tema: "A paróquia como rosto samaritano da Igreja". O Evangelho deste dia foi do Evangelista São Marcos. Assista e confira a homilia feita por Pe. Givaldo Rocha da Paróquia de Senhora Santana, em Santa do Mundaú.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE 22/01 da FESTA DO MENINO JESUS DE PRAGA:

PROGRAMAÇÃO DE HOJE 22/01 da FESTA DO MENINO JESUS DE PRAGA:

Santa Missa às 19:30 com o Padre ROBERTO JUNIOR de Garanhuns
Coral: Terço Dos Homens
Lideranças: Legião de Maria e Terço dos Homens
Com Festa Externa, barracas de Pescaria, Lanches e apresentações.


VENHA LOUVAR CONOSCO!


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

5º dia da Novena do Menino Jesus, confira a programação:

5º dia da Novena do Menino Jesus, confira a programação:


às 19:30 - Santa Missa com tema: "A Paróquia como rosto samaritano da igreja"

Celebrante: Pe. Givaldo Rocha 
Coral: Dilmara e Paulo Henrique Silva
Lideranças: Pastoral Social, Pastoral da Acolhida e Militares.

A animação da festa externa fica por conta da Banda da PMAL.
VENHA CELEBRAR CONOSCO! — com Pascom Proquia Santa Luzia.


Foto: 5º dia da Novena do Menino Jesus, confira a programação:
às 19:30 - Santa Missa com tema: "A Paróquia como rosto samaritano da igreja"
Celebrante: Pe. Givaldo Rocha 
Coral: Dilmara e Paulo Henrique Silva
Lideranças: Pastoral Social, Pastoral da Acolhida e Militares.
a animação da festa externa fica por conta da Banda da PMAL.
VENHA CELEBRAR CONOSCO!

domingo, 19 de janeiro de 2014

A paróquia como ajuda mútua

 A paróquia como ajuda mútua

            Nas considerações iniciais, o nosso pároco lembra-nos que, quando falamos no Menino Jesus, falamos no próprio Cristo, e não numa intercessão a Ele.
            Às vezes criamos na igreja devoções desmedidas, correndo o risco de esquecer que Cristo é o Centro da igreja.
            Dando continuidade à homilia, elogia a coragem do Papa Emérito Bento XVI, quando diz FORA DE CRISTO NÃO HÁ SALVAÇÃO, abolindo o antigo adágio: FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO.
            A paróquia é, por excelência, o lugar do anúncio de Cristo. A liturgia da Igreja é Cristocêntrica. Jesus Cristo é o mistério pascal como motivação maior para o culto católico.
            Conclamou a proclamarmos  isso e abandonarmos o devocionismo exarcebado, que acaba por enevoar a verdadeira essência do cristianismo.
            Pede maior empenho às catequeses da igreja e ressalta a importância do trabalho realizado por elas.
            Quanto aos fiéis, lembra-nos que – sem esquecer-se da importância da catequese de louvor, a exemplo dos “arrastões” cristãos,  voltemos a valorizar a catequese  mais profunda, contida nas homilias e demais formas de ensinamentos.

            Finalizou pedindo a Deus que esses 30 anos de jubileu da Paróquia Menino Jesus, seja o marco da valorização da agregação cristã.

Leila Maria Peixoto - Agente Pascom.

3ª NOITE DA NOVENA DO PADROEIRO MENINO JESUS DE PRAGA - Programação


sábado, 18 de janeiro de 2014

Festa do Padroeiro Menino Jesus: iniciada novena em homenagem ao Deus Menino

Festa do Padroeiro Menino Jesus: iniciada novena em homenagem ao Deus Menino
Envolvidos pelo Espirito Santo, paroquianos da Igreja Menino Jesus de Praga do Jardim das Acácias estiveram reunidos na noite dessa sexta-feira (17) para dar início à novena em homenagem ao Padroeiro Menino Jesus.
O padre José Aloísio saudou a todos apresentando as ações do primeiro dia de festa em homenagem ao Deus Menino, e em seguida o padre convidado, Marcos Antônio, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Conjunto Eustáquio Gomes, iniciou a celebração com o Coral Terezinha Leite entoando o hino do padroeiro, unindo as comunidades em um momento de grande emoção.
Em sua homília, o padre Marcos Antônio ressaltou a importância do cristão pertencer a uma paróquia. “Somos convidados a nos renovar enquanto paróquia, que é o lugar de viver a fé”, destacou o padre ao conceituar paróquia territorial como sendo as comunidades formadoras da paróquia.
O padre acrescentou que os movimentos e pastorais de uma paróquia formam a “comunidade existencial ou de vida”, conceito criado pelo celebrante, que lembrou o versículo 27 do capítulo 12 da Carta de São Paulo aos Coríntios, onde se lê “Ora, vós sois o corpo de Cristo e sois seus membros, cada um no seu lugar” para dar significado às paróquias territorial e existencial.
A missa foi encerrada com toda a assembleia cantando o hino do Padroeiro. Em seguida, os paroquianos se dirigiram ao pátio externo à Igreja para participar da festa externa ao som da banda Cyclone do Forró.
Durante a novena, após as missas das 19h30mim, barracas com lanches variados e refrigerantes estarão à venda, além de atrações musicais para animar os paroquianos.




                                              Em 17.01.2014. Texto de Micheliny Tenório – Agente Pascom.
Foto: Egberto Moraes - Agente Pascom. 

2º DIA da FESTA DO MENINO JESUS DE PRAGA - 18/01/14

FESTA DO PADROEIRO MENINO JESUS - PROGRAMAÇÃO DE HOJE: 18/01 - SÁBADO.

16:00 - Missa dos Enfermos e Idosos. Celebrante Padre Aloísio. Coral Valfrides Santos.

19:30 - Santa Missa com Padre Cícero Luiz Gomes Calado. Coral: Doce Mãe de Deus. Lideranças: Mãe Rainha, Apostolado Eucarístico da Misericórdia e Ministros Eucarísticos.

FESTA EXTERNA: Quermerse com lanches e Forró Rafael e Emanuel.

VENHA CELEBRAR VOCÊ TAMBÉM COM SUA FAMÍLIA!
Foto: FESTA DO PADROEIRO MENINO JESUS - PROGRAMAÇÃO DE HOJE: 18/01 SÁBADO.
16:00 - Missa dos Enfermos e Idosos. Celebrante Padre Aloísio. Coral Valfrides Santos.
19:30 - Santa Missa com Padre Cícero Luiz Gomes Calado. Coral: Doce Mãe de Deus. Lideranças: Mãe Rainha, Apostolado Eucarístico da Misericórdia e Ministros Eucarísticos.
FESTA EXTERNA: Quermese com lanches e Forró Rafael e Emanuel

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

FESTA DO PADROEIRO MENINO JESUS DE PRAGA - 1º dia da novena

Iniciamos a FESTA DO PADROEIRO MENINO JESUS DE PRAGA. Com Pe. Marco Antônio Alves da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Estáquio Gomes, celebrante de hoje. Confiram algumas fotos deste momento. Você que não pode vir hoje para a celebração e a quermesse, amanhã tem mais não percam. 

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

QUEM FOI SANTO AMARO?

QUEM FOI SANTO AMARO?
Ontem, 15 de janeiro na Capela de Santo Amaro foi comemorado com uma Missa Solene o dia de Santo Amaro. Antes do início da Santa Missa os fiéis tiveram um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, com a presença do nosso pároco Padre Aloísio.
Festejado a 15 de Janeiro, Santo Amaro nasceu em Roma no século VI. De origem patrícia, era filho do senador romano Eutichio.
Com apenas doze anos de idade sai de Roma para o Monte Cassino, trazido por seus pais que, o entregam aos cuidados de São Bento, fundador da Ordem Beneditina, para que ali termine a sua formação.
Verificando-lhe elevadas qualidades, corresponde de tal modo às expectativas do seu mestre, que se torna o seu homem de confiança e em pouco espaço de tempo, vai sendo encarado pelos outros religiosos como um exemplo a seguir. São Bento em reconhecimento escolhe-o para trabalhar na escola de jovens, anexa ao mosteiro de Monte Cassino.
São Gregório exaltou-o por se ter distinguido no amor, na oração e no silêncio, e que, a exemplo de São Pedro, foi recompensado pela sua obediência andando sobre as águas. Conta-se que certa vez um colega seu, de nome Plácido, estava a afogar-se longe de todos, no açude de Subiaco. São Bento teve a visão do perigo e pediu a Amaro que fosse salvar o irmão religioso: “Irmão Amaro, vai depressa procurar Plácido, que está prestes a afogar-se”. Obediente, Amaro pediu a São Bento que o abençoasse e, sem hesitar e com a graça de Deus, correu e andou sobre as águas sem se afundar, agarrou Plácido pelos cabelos e trouxe-o para a margem não se apercebendo sequer, Amaro, de ter saído de terra firme. Quando Amaro deu conta do que sucedera atribuiu os méritos ao seu mestre, São Bento. Teve portanto mais fé do que São Pedro que, por duvidar, se afundou nas águas do mar de Tiberíades.
Reconhecido o valor de Amaro, que cumpria tão bem o ideal da Ordem (dos beneditinos), o Patriarca dos monges incumbiu-o de importante missão: difundir na Gália (França) a Regra de São Bento, o que ele executou nos primeiros vinte anos do século VII.
Suas principais virtudes: casto, humilde, caridoso e obediente à Regra da Ordem. Ainda em vida, Amaro teve fama de santidade. Faleceu em 584.
Ainda por vezes, é representado com uma muleta que alude ao seu patrocínio em favor dos que sofrem de males dos ossos ou de gota.
No seu escudo encontramos gravadas umas flores de liz que recordam que foi ele que introduziu a Ordem beneditina em França.

Texto de Patrícia Tenório – Agente Pascom (Santo Amaro).

ENTREVISTAS NAS RÁDIOS AMANHÃ DIVULGANDO O INICIO DA FESTA DO MENINO JESUS



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ALMOÇO BENEFICENTE - 19 de janeiro - na Paróquia

Almoço Beneficente: MASSAS!DIA 19/01/14 - Neste Domingo às 12h no Salão Paroquial da Menino Jesus de Praga. INGRESSO/INDIVIDUAL ligue 9653-9010 / 8837-7992
TRAGA TODA FAMÍLIA!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Programação da FESTA DO PADROEIRO MENINO JESUS DE PRAGA

Arte: Roberta Albuquerque - colaboradora PASCOM.


FESTA DE SANTO AMARO - Entrevista com uma das Organizadoras da Festa


Entrevista a Mayara Wanessa
(Uma das organizadoras da Festa de Santo Amaro e Integrante do Ministério de Música São Miguel Arcanjo)
         Mayara fala sobre sua alegria com a participação da comunidade na festa litúrgica – as Missas nos 4 dias de festa, diferentemente dos anos anteriores, onde boa parte só vinham para a quermesse. “temos notado que as pessoas têm participado mais, inclusive o número de jovens na capela tem aumentado”. Ela ressalta que o carisma do Padre José Aloísio pode ser um fator que explique este acontecimento. “Inclusive pessoas que nem participavam da capela têm vindo”.
         O percurso da procissão será o mesmo de todos os anos, percorrer-se-á as 5 ruas do bairro e suas transversais, porém com uma alegria a mais, pois passaremos pelo terreno onde será construída a nova capela, a qual o padre já quer começar as obras essa semana. O diferencial desta procissão será a banda de Fanfarra Nossa Senhora da Piedade da comunidade vizinha, Chã Nova. Finalizaremos com a Santa Missa Campal.
         “A comunidade tem se tornando mais dinâmica nos últimos dois anos”, o que tem tudo a ver com o tema da festa desse ano: “Comunidade lugar de serviço e da fé”. Assim a expectativa da comissão organizadora da festa é que seja dada continuidade durante todo ano essa mensagem de Santo Amaro a exemplo de São Bento: “Ora e Trabalha”. Essa é nossa missão!
Entrevista por: Cícera Gomes – Agente PASCOM.

domingo, 12 de janeiro de 2014

HOMILIA DO PADRE PADRE ALOÍSIO NA MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANTO AMARO

 
O Batismo de Jesus

                Neste dia olhamos para o batismo de Jesus e também para Sua Missão de “Filhos Amado” e pensamos em nossa missão. Como a temos vivido?

            Santo Amaro foi um monge que viveu missionariamente, que vivei sua fé. Devemos à seu exemplo trabalharmos para Cristo. A Igreja (e quem a forma – leigos) não deve ser inerte. Temos de ser ativos e criativos, pois o Espírito Santo é dinâmico. Ele age, Ele inflama, nos dá um espírito de coragem.

            Para as coisas de Deus devemos doar nosso coração, ter coragem, ser perspicaz. Na evangelização não devemos nos contentar com pouco. A cada dia devemos buscar águas mais profundas, ter agilidade, pois os filhos das trevas são ágeis, rápidos, muitas vezes até mais que nós – cristãos!

            Santo Amaro teve como lema: “Ora e trabalha”, orar nos fortalece nos sustenta na fé, nos alimenta! Mas precisamos também através deste alimento trabalhar, mostras em obras a nossa fé.

            Texto da Agente Pascom Cícera Gomes - baseado na homilia do Padre José Aloísio.



Fotos Cícera Gomes - Agente PASCOM.

ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANTO AMARO - PROCISSÃO





domingo, 5 de janeiro de 2014

CORO ANGELUS -cantando e encantando em nossa Paróquia

Belíssima apresentação do coro hoje às 18:00 em nossa Matriz. Quem pode prestigiar com certeza saio satisfeito e com o espírito mais leve após ouvir as belas melodias.