domingo, 28 de dezembro de 2014

SAGRADA FAMÍLIA

A Festa da Sagrada Família é uma celebração litúrgica na Igreja Católica Romana em honra de Jesus de Nazaré, Sua mãe, a Virgem Maria, e Seu pai adoptivo, São José, como uma família exemplar, servindo assim de exemplo para todos aqueles que constituem a sua família seguindo os rituais católicos.

A Festa da Sagrada Família é comemorada no domingo seguinte, a seguir ao Natal, a menos que o domingo seja o dia 1 de janeiro, e, nesse caso é comemorada a 30 de dezembro,

sábado, 27 de dezembro de 2014

SANTO DO DIA: SÃO JOÃO EVANGELISTA

        O nome deste evangelista significa: “Deus é misericordioso”:  Filho de Zebedeu e de Salomé, irmão de Tiago Maior, ele também era pescador, como Pedro e André. 
        Jesus teve tal predileção por João que este assinalava-se como “o discípulo que Jesus amava”. O apóstolo São João foi quem, na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre e, foi também a João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho”. (Jo 19,26s).
        Quando Jesus se transfigurou, foi João, juntamente com Pedro e Tiago, que estava lá. João esteve desterrado em Patmos, por ter dado testemunho de Jesus. Deve ter isto acontecido durante a perseguição de Domiciano (81-96 dC). 
         O Apocalipse e as três cartas de João testemunham igualmente que o autor vivia na Ásia e lá gozava de extraordinária autoridade. E não era para menos. Em nenhuma outra parte do mundo, nem sequer em Roma, havia já apóstolos que sobrevivessem. E é de imaginar a veneração que tinham os cristãos dos fins do século I por aquele ancião, que tinha ouvido falar o Senhor Jesus, e O tinha visto com os próprios olhos, e Lhe tinha tocado com as próprias mãos, e O tinha contemplado na sua vida terrena e depois de ressuscitado, e presenciara a sua Ascensão aos céus. Por isso, o valor dos seus ensinamentos e o peso de das suas afirmações não podiam deixar de ser excepcionais e mesmo únicos.
          São João, já como um ancião, depara-se com uma terrível situação para a Igreja, Esposa de Cristo: perseguições individuais por parte de Nero e perseguições para toda a Igreja por parte de seu sucessor, o Imperador Domiciano.
          Além destas perseguições, ainda havia o cúmulo de heresias que desentranhava o movimento religioso gnóstico, nascido e propagado fora e dentro da Igreja, procurando corroer a essência mesma do Cristianismo.
          Completada a sua obra, o santo evangelista morreu quase centenário, sem que nós saibamos a data exata. Foi no fim do primeiro século ou, quando muito, nos princípios do segundo, em tempo de Trajano (98-117 dC).
         Três são as obras saídas da sua pena incluídas no cânone do Novo Testamento: o quarto Evangelho, o Apocalipse e as três cartas que têm o seu nome.
São João Evangelista, rogai por nós!
FONTE: http://santo.cancaonova.com/. Resumido por Cicera Gomes- agente da Pascom.

Vamos adorar e glorificar a Deus


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NOITE DE LOUVOR A DEUS EM AGRADECIMENTO PELO SEU NASCIMENTO-NATAL, PELA VIDA, PELO ANO DE 2014



TRAGA TODA FAMÍLIA PARA AGRADECER E LOUVAR A DEUS 

Dia 30/12/14 terça-feira, após a Missa do pão de Santo Antonio, noite de louvor e adoração com Padre José Aloísio.




quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CARTILHA DAS PASTORAIS

Boa noite, o nosso pároco Padre José Aloísio convida a todos os Coordenadores de pastorais, movimentos e grupos pertencentes a Paroquia Menino Jesus de Praga para se fazerem presente para o LANÇAMENTO DA CARTILHA DE PASTORAIS, no dia 06/12/2014 (sábado) após a missa das 16hs, será importante que todos estejam presentes. Desde já grato PASCOM

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Infância Missionária

Companheiros e Companheiras no próximo Sábado as 15h vamos ter uma momento com a Assessora Silvia da Arquidiocese de Maceió sobre a Infância e Adolescência Missionária - IAM e Juventude Missionária - JM. Como é do saber de todos e de todas estamos fazendo preparação para sua implantação. O CONVITE segue para quem quiser ser um assessor ou assessora da IAM ou JM. Qualquer dúvida entrar em contato com Angelo 9327-3794. abraço fraterno a todos e a todas!

domingo, 26 de outubro de 2014

SANTO DO DIA 26/10

São Luís Orione, grande exemplo de santidade

São Luis OrioneO Papa João Paulo II, em 1980, colocou diante dos nossos olhos um grande exemplo de santidade expressa na caridade: Luís Orione. Nasceu em Pontecurone, um pequeno município na Diocese de Tortona, no Norte da Itália, no dia 23 de junho de 1872.
Bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Ao entrar no Oratório, em Turim, recebeu no coração as palavras de São Francisco de Sales lançadas pelo amado São João Bosco: “Um terno amor ao próximo é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens”. Concluiu o ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário onde cursou filosofia, teologia, até chegar ao sacerdócio que teve como lema: “Renovar tudo em Cristo”. Luís Orione, sensível aos sofrimentos da humanidade, deixou-se guiar pela Divina Providência a fim de aliviar as misérias humanas.
Sendo assim, dedicou-se totalmente aos doentes, necessitados e marginalizados da sociedade. Também fundou a Congregação da “Pequena Obra da Divina Providência”. Em 1899, Dom Orione deu início a mais um Ramo da nova Congregação: os “Eremitas da Divina Providência”. Em 1903, Dom Orione recebeu a aprovação canônica aos “Filhos da Divina Providência”, Congregação Religiosa de Padres, Irmãos e Eremitas da Família da Pequena Obra da Divina Providência.
A Congregação e toda a Família Religiosa propunha-se a “trabalhar para levar os pequenos os pobres e o povo à Igreja e ao Papa, mediante obras de caridade”. Dom Orione teve atuação heróica no socorro às vítimas dos terremotos de Reggio e Messina (1908) e da Marsica (1915).
Por decisão do Papa São Pio X, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Messina por 3 anos. Vinte anos depois da fundação dos “Filhos da Divina Providência”, em 1915, surgiu como novo ramo a Congregação das “Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade”, Religiosas movidas pelo mesmo carisma fundacional.
O zelo missionário de Dom Orione cedo se manifestou com o envio de missionários ao Brasil em 1913 e, em seguida, à Argentina, ao Uruguai e diversos países espalhados pelo mundo. Dom Orione esteve pessoalmente como missionário, duas vezes, na América Latina: em 1921 e nos anos de 1934 a 1937, no Brasil, na Argentina e no Uruguai, tendo chegado até ao Chile. Foi pregador popular, confessor e organizador de peregrinações, de missões populares e de presépios vivos.
Grande devoto de Nossa Senhora, propagou de todos os modos a devoção mariana e ergueu santuários, entre os quais o de Nossa Senhora da Guarda em Tortona e o de Nossa Senhora de Caravaggio; na construção desses santuários será sempre lembrada a iniciativa de Dom Orione de colocar seus clérigos no trabalho braçal ao lado dos mais operários civis.
Em 1940, Dom Orione atacado por graves doenças de coração e das vias respiratórias foi enviado para Sanremo. E ali, três dias depois de ter chegado, morreu no dia 12 de Março, sussurrando suas últimas palavras: “Jesus! Jesus! Estou indo.” Vinte e cinco anos depois, em 1965, seu corpo foi encontrado incorrupto e depositado numa urna para veneração pública, junto ao Santuário da Guarda, em Sanremo na Itália.
O Papa Pio XII o denominou “pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada” e o Papa João Paulo II depois de tê-lo declarado beato em 26 de outubro de 1980, finalmente o canonizou em 16 de maio de 2004.
São Luís Orione, rogai por nós!
FONTE:http://santo.cancaonova.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ de 16 à 19 de outubro











Teve início na noite desta quinta-feira (16) a festa de Nossa Senhora de Nazaré, Paróquia Menino Jesus. Muitos fiés participaram da missa presidida pelo padre Marcio Fabiani.
Em sua homilia, Pe. Fabiani destacou o exemplo de Maria que "alcançou as graças a ela concebida por sua obediência a Deus", ressaltou o celebrante.
TEXTO DE MICHELINY TENÓRIO - Agente PASCOM







sábado, 20 de setembro de 2014

FEIRA DAS PASTORIAS - 21/09/14 ÀS 9H

HOJE - DOMINGO 21/09/14 Acontecerá nossa primeira Feira das pastorais e serviços de nossa Paróquia. Você está mais que convidado a participar e conhecer a função de cada uma e poder ingressar em uma para servir a Deus com seus dons e talentos. NOSSA PARÓQUIA PRECISA DE VOCÊ, VENHA PARTICIPAR E SE IDENTIFICAR.


 








quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Santo do dia - 27 de Agosto - Santa Mônica


Mônica nasceu em Tagaste, atual Argélia, na África, no ano 332. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer.


Tiveram dois filhos, Agostinho e Navígio, e uma filha, Perpétua, que se tornou religiosa. Porém Agostinho foi sua grande preocupação, motivo de amarguras e muitas lágrimas. O coração de Mônica sofria muito com as notícias dos desmandos do filho e por isso redobrava as orações e penitências. Certa vez, ela foi pedir os conselhos do bispo, que a consolou dizendo: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".

Agostinho tornou-se um brilhante professor de retórica em Cartago. Mas, procurando fugir da vigilância da mãe aflita, às escondidas embarcou em um navio para Roma, e depois para Milão, onde conseguiu o cargo de professor oficial de retórica.

Mônica, desejando a todo custo ver a recuperação do filho, viajou também para Milão, onde, aos poucos, terminou seu sofrimento. Isso porque Agostinho, no início por curiosidade e retórica, depois por interesse espiritual, tinha se tornado freqüentador dos envolventes sermões de santo Ambrósio. Foi assim que Agostinho se converteu e recebeu o batismo, junto com seu filho Adeodato. Assim, Mônica colhia os frutos de suas orações e de suas lágrimas.

Mãe e filho decidiram voltar para a terra natal, mas, chegando ao porto de Óstia, perto de Roma, Mônica adoeceu e logo depois faleceu. Era 27 de agosto de 387 e ela tinha cinqüenta e seis anos.

O papa Alexandre III confirmou o tradicional culto a santa Mônica, em 1153, quando a proclamou Padroeira das Mães Cristãs. A sua festa deve ser celebrada no mesmo dia em que morreu. O seu corpo, venerado durante séculos na igreja de Santa Áurea, em Óstia, em 1430 foi trasladado para Roma e depositado na igreja de Santo Agostinho.
Uma de suas frases: "Nada está longe de Deus".



Fonte: Os santos e os beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente, Mario Sgarbossa, Paulinas.

VOCÊ SABIA???


POR QUE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES? 

O título vem da comemoração das sete maiores alegrias ou prazeres que a Santíssima Virgem teve aqui na Terra. 1º) quando soube, pela anunciação do anjo, que seria a Mãe do Messias Salvador; 2º) quando ouviu a saudação de Santa Isabel;
3º) quando contemplou seu Filhinho, Jesus, recém-nascido;
4º) quando os magos foram adorar o Menino;
5º) quando reencontrou Jesus no Templo de Jerusalém;
6º) quando Jesus lhe apareceu depois da Ressurreição;
7º) quando foi assunta e coroada Rainha do Céu.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Oração pela Paz

Oração pela Paz


Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!
Tentámos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas... Mas os nossos esforços foram em vão. Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: «nunca mais a guerra»; «com a guerra, tudo fica destruído»! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho. Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão. Mantende acesa em nós a chama da esperança para efectuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra! Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam! Amém.

PAPA FRANCISCO
Fonte: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/prayers/documents/papa-francesco_preghiere_20140608_invocazione-pace.html


domingo, 24 de agosto de 2014

Mudança de horário do Grupo da Renovação Carismática de Nossa paróquia


O GRUPO JESUS VIVE E É O SENHOR - RCC agora funciona todas as QUINTAS-FEIRAS após a MISSA das 19h. 
Venha participar e Receber as graças do Espírito Santo.


Neste domingo 24 de agosto a PATORAL DA COMUNICAÇÃO DE NOSSA PARÓQUIA participou de formação com Wagner Oliveira componente da PASCOM ARQUIDIOCESANA

A comunicação é parte da cultura do Encontro. O Papa Francisco insiste neste tema e nos exorta a sermos comunicadores e nos fazermos semelhantes ao outro. 


Acolher também é comunicar.


A comunicação começa com uma boa avaliação.


"Não preciso especialização, mas cultivo interior de si mesmo para gerar a capacidade de sentir o outro".


Comunidade Nova Jericó celebra seus 10 anos, comemoremos com eles;


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

3º Dia da Semana Nacional da Família

Com o tema: "Relação pais e filhos, desafios da família de hoje, ministrada pelo Casal Aliomar Lins e Eliane, tivemos o 3º dia da Semana Nacional da Família.











"O “Câncer” da Família é a ausência dos pais em casa." Aliomar Lins